segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ecobiocosmoética


Ecobiocosmoética
Fernando A. Lana

A Ecobiocosmoética pratica a ecologia em vários níveis, como o pessoal, social e ambiental. Intenciona o bem de todos os seres do Universo (kosmos). Promove o respeito e reconhecimento do valor, importância, direitos e dos interesses dos habitantes e integrantes da Terra, seres igualmente terráqueos e interdependentes. É centrada na consideração da vida em suas diversas formas, valorizando-a desde o nível individual, visto que cada ser vivo tem seu valor próprio, intrínseco e inerente. Esse valor é independentemente da utilidade que venham a ter para os humanos ou para o meio ambiente, da presença de razão, senciência ou de qualquer legislação. Eles possuem interesses próprios, como o interesse comum em continuar vivos.  Os sencientes, aqueles com sensibilidade e consciência do que se passa ao redor, como animais humanos e não-humanos, têm interesses como os de não serem tratados como propriedade, mercadoria, objeto ou instrumento das vontades humanas; não serem subjulgados, escravizados, explorados ou sofrer danos físicos ou psicológicos, como os que causam dor.  Esses seres devem ser incluídos na comunidade moral e terem liberdade de viver segundo esses interesses próprios.

Ações insustentáveis violentam a Terra, os ecossistemas e os seres deles integrantes, provocando desequilíbrio ecológico e pondo em risco o suporte à vida e à biodiversidade. É preciso cultivar a Cultura de Paz e a não violência para lidar com isso, indo além do ambientalismo superficial que se importa apenas com o número de indivíduos, a “sobrevivência” da espécie e a exploração controlada da natureza. É importante pensar nas necessidades específicas de cada ser, como a de não ser oprimido ou coagido autoritariamente por outro. Os indivíduos poderiam agir livre e espontaneamente, com originalidade e criatividade, desde que sua liberdade de um não tire a liberdade de outros.

A ecobiocosmoética traz um pensamento interdependente, ecossistêmico, holístico e complexo. Interliga questões teóricas, práticas, éticas, filosóficas, ambientais, sociais, de saúde, economia e política. Incentiva a compaixão e o amor enquanto agentes transformadores da realidade. Promove uma cultura de paz e não violência por meio da educação ambiental (ecopedagogia). Prioriza as relações harmônicas altruístas como cooperação, apoio mútuo e comunitarismo. Valoriza a liberdade, autonomia, justiça e beneficência. Reconhece a unidade na diversidade e a diversidade na unidade. Valoriza um viver voluntariamente simples, com consciência e equilíbrio dinâmico. Incentiva a Permacultura e a agroecologia no cotidiano. Espera que isso contribua na construção dinâmica de uma ética abrangente, sustentável, libertária e revolucionária.


___________________________________

Licença Creative Commons
O trabalho Ecobiocosmoética de Fernando A. Lana foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em ecobiocosmoetica.blogspot.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário