EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A
Educação Ambiental visa à conscientização ambiental por meio da disseminação de
conhecimento teórico, compreensão, motivação, habilidade e práticas
sustentáveis para aquisição de princípios, mentalidades e atitudes necessárias
à devida valorização do meio ambiente e para lidar com soluções dos problemas
socioambientais. Ela pode ser formal ou informal. Ela também pode ser
superficial, mas é necessário que seja profunda. É importante que a Educação
Ambiental seja transmitida de maneira inter, multi e trans-disciplinar;
sistêmica, holística, dinâmica, lúdica, artística e contextualizada com a
realidade local, levando-se em consideração o princípio de “agir localmente
pensando globalmente”. Os indivíduos inseridos nesse processo atuam como
multiplicadores e agentes de transformação.
É
importante que a Educação Ambiental seja embasada em uma Ecologia Integral, ou
seja, entendida em seu sentido mais amplo, que transcende a esfera biológica.
As pessoas podem ser estimuladas a fazer as conexões entre suas atividades e as
consequências no ambiente. A Educação Ambiental deve promover a compreensão da
existência e da importância da interdependência entre os seres vivos, o
ambiente físico e a Terra. É a percepção de que tudo está inter-relacionado,
como redes e teias. Essa interdependência e sintonia também se aplicam a áreas
como a social, política, econômica e ecológica. Isso gera o sentimento de ser
parte integrante da natureza, não à parte, nem acima da mesma, valorizando o
Universo como um todo do qual os seres são parte integrante e possuem valor
próprio, intrínseco e inerente. São todos partes da grande Teia da Vida.
Saber não é ter mais conhecimento e informações. É
preciso filtrar e processar essas informações, relacionando-as com o a
realidade do tempo em que se vive, com o ambiente, para entender como
transformá-las em sabedoria aplicável beneficamente na prática. Desde criança,
o ser humano pode se educar, incentivando-se no sentido da construção e
conquista da liberdade. Para Proudhon, um caminho
está na atividade artesanal, na qual o artesão domina a totalidade do processo.
(FERNANDES, s.d.) “Teremos uma educação muito mais completa, que não
dicotomizará a realidade em duas facetas irreais, se tomadas inarticuladamente:
o racional e o físico.” (GALLO, 1996) O processo educacional é mais
completo quando leva em consideração o conhecimento prático e teórico. “Em
diferentes lugares do planeta, sempre existe uma minoria de educadores, animados
pela fé na necessidade de reformar o pensamento e em regenerar o ensino. São
educadores que possuem um forte senso de sua missão.” (MORIN, apud ANDRÉ, 2011)
Fonte: <http://blog.socialmoda.com.br/2008/06/02/greenpeace-meia-amazonia-nao>
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Educação Ambiental de Fernando A. Lana é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em ecobiocosmoetica.blogspot.com.br.
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