quinta-feira, 17 de maio de 2012

Educação Ambiental


EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A Educação Ambiental visa à conscientização ambiental por meio da disseminação de conhecimento teórico, compreensão, motivação, habilidade e práticas sustentáveis para aquisição de princípios, mentalidades e atitudes necessárias à devida valorização do meio ambiente e para lidar com soluções dos problemas socioambientais. Ela pode ser formal ou informal. Ela também pode ser superficial, mas é necessário que seja profunda. É importante que a Educação Ambiental seja transmitida de maneira inter, multi e trans-disciplinar; sistêmica, holística, dinâmica, lúdica, artística e contextualizada com a realidade local, levando-se em consideração o princípio de “agir localmente pensando globalmente”. Os indivíduos inseridos nesse processo atuam como multiplicadores e agentes de transformação.


É importante que a Educação Ambiental seja embasada em uma Ecologia Integral, ou seja, entendida em seu sentido mais amplo, que transcende a esfera biológica. As pessoas podem ser estimuladas a fazer as conexões entre suas atividades e as consequências no ambiente. A Educação Ambiental deve promover a compreensão da existência e da importância da interdependência entre os seres vivos, o ambiente físico e a Terra. É a percepção de que tudo está inter-relacionado, como redes e teias. Essa interdependência e sintonia também se aplicam a áreas como a social, política, econômica e ecológica. Isso gera o sentimento de ser parte integrante da natureza, não à parte, nem acima da mesma, valorizando o Universo como um todo do qual os seres são parte integrante e possuem valor próprio, intrínseco e inerente. São todos partes da grande Teia da Vida.

Saber não é ter mais conhecimento e informações. É preciso filtrar e processar essas informações, relacionando-as com o a realidade do tempo em que se vive, com o ambiente, para entender como transformá-las em sabedoria aplicável beneficamente na prática. Desde criança, o ser humano pode se educar, incentivando-se no sentido da construção e conquista da liberdade. Para Proudhon, um caminho está na atividade artesanal, na qual o artesão domina a totalidade do processo. (FERNANDES, s.d.) “Teremos uma educação muito mais completa, que não dicotomizará a realidade em duas facetas irreais, se tomadas inarticuladamente: o racional e o físico.” (GALLO, 1996) O processo educacional é mais completo quando leva em consideração o conhecimento prático e teórico. “Em diferentes lugares do planeta, sempre existe uma minoria de educadores, animados pela fé na necessidade de reformar o pensamento e em regenerar o ensino. São educadores que possuem um forte senso de sua missão.” (MORIN, apud ANDRÉ, 2011)


Fonte: <http://blog.socialmoda.com.br/2008/06/02/greenpeace-meia-amazonia-nao>


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Educação Ambiental de Fernando A. Lana é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em ecobiocosmoetica.blogspot.com.br.





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